top of page
  • Foto do escritorMariele Hertha

Tristeza e Depressão: Entenda as Diferenças

Atualizado: 21 de fev.

Rosto de uma mulher chorando

As diferenças entre tristeza e depressão são um tema de grande relevância na psiquiatria.


Embora compartilhem alguns sintomas, existem diferenças significativas entre esses dois estados emocionais.



1.     Duração e persistência: A tristeza é uma emoção temporária e passageira, geralmente desencadeada por um evento específico, como a perda de um ente querido ou uma decepção. Com o tempo, tende a diminuir à medida que a pessoa se ajusta à situação. Já a depressão é um estado persistente que dura pelo menos 2 semanas e pode se estender por meses ou anos. Os sintomas da depressão não estão necessariamente ligados a um evento específico e podem persistir mesmo quando a situação desencadeadora tenha se resolvido.


2.     Intensidade dos sintomas: A tristeza, embora dolorosa, geralmente não interfere significativamente nas atividades diárias. A depressão, por outro lado, apresenta sintomas mais graves, incluindo uma ampla gama de emoções negativas, como tristeza profunda, desespero, culpa, apatia e vazio emocional. Esses sintomas prejudicam a capacidade da pessoa de funcionar no trabalho, em casa e socialmente.


3.     Sintomas físicos: A tristeza não está associada a sintomas físicos significativos, além de possíveis alterações temporárias no sono e no apetite. A depressão pode causar uma série de sintomas físicos, incluindo fadiga, distúrbios do sono (insônia ou sono excessivo), alterações no apetite e dores físicas crônicas, como dores de cabeça e problemas gastrointestinais.


4.     Pensamentos suicidas: Embora a tristeza intensa possa fazer com que a pessoa se sinta desesperada por um tempo, geralmente não leva a pensamentos suicidas. A depressão, no entanto, está associada a um maior risco de pensamentos e comportamentos suicidas. Se a pessoa apresenta pensamentos suicidas, é um sinal sério que exige ajuda imediata.


5.     Interesse e prazer: Embora a tristeza possa diminuir temporariamente o interesse e o prazer em atividades, a pessoa ainda encontra alguma satisfação em coisas que normalmente gosta. Uma característica importante da depressão é a perda de interesse ou prazer na maioria das atividades. A pessoa com depressão, muitas vezes, sente-se incapaz de desfrutar das coisas que gostava.


Caso você experimente sintomas depressivos, procure ajuda profissional.



© 2024 HERTHA Psiquiatria. Todos os direitos reservados. O material do blog pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

0 visualização

Comentarios


bottom of page