top of page
  • Foto do escritorMariele Hertha

Trazodona: Um Medicamento Versátil com Várias Indicações Terapêuticas

Atualizado: 21 de fev.

Médica instruindo a paciente

A Trazodona é um medicamento amplamente reconhecido no tratamento da depressão, mas seu uso se estende muito além disso.


A principal indicação para o uso da trazodona é o transtorno depressivo maior. Há uma evidente relação dose-resposta, sendo dosagens de 250 a 600 mg diários necessárias para que produza benefício terapêutico.



No entanto, a Trazodona não é apenas usada para tratar a depressão. Ela tem uma variedade de outras aplicações terapêuticas.


A insônia é uma dessas condições. Devido às suas qualidades sedativas, a Trazodona é um agente de primeira linha para o tratamento da insônia. A dose inicial é geralmente de 25 mg a 100 mg na hora de dormir.


A Trazodona também pode ser útil no tratamento do transtorno erétil. Ela pode potencializar ereções resultantes de estímulo sexual, sendo usada para prolongar o tempo de ereção e intumescência em alguns homens com este transtorno. A dosagem para essa indicação é de 150 mg a 200 mg diários.


Além disso, a Trazodona pode ser útil em baixas dosagens para o controle de agitação grave em crianças com deficiências de desenvolvimento e em idosos com demência. Em dosagens superiores, ela pode reduzir a tensão e a apreensão associadas ao transtorno de ansiedade generalizada.


A Trazodona também pode ser usada para tratar a depressão em pacientes com esquizofrenia e pode ter um efeito benéfico sobre insônia e pesadelos em indivíduos com transtorno do estresse pós-traumático.


É importante lembrar que a automedicação pode ser perigosa.


Sempre consulte um psiquiatra ou outro profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo medicamento.



© 2024 HERTHA Psiquiatria. Todos os direitos reservados. O material do blog pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

2 visualizações

Komentarze


bottom of page