top of page
  • Foto do escritorMariele Hertha

Transtornos de Personalidade: Evolução ao Longo do Tempo e a Importância do Tratamento

Atualizado: 21 de fev.

Mulher segurando duas máscaras

Os transtornos de personalidade são condições psiquiátricas que persistem ao longo da vida, mas podem mudar com o avanço da idade.


Enquanto alguns transtornos atenuam-se, outros pioram.


Os transtornos de personalidade antissocial, borderline e narcisista tendem a ficar menos evidentes ou até mesmo remitir com o envelhecimento, com uma redução dos atos criminosos, embora persista a desadaptação social e familiar.


Por outro lado, os transtornos paranoide, esquizoide e esquizotípicos tendem a ficar relativamente estáveis, porém pode haver piora da desconfiança. Em idade avançada, pode haver um aumento no descuido pessoal, comportamento bizarro e isolamento social.


Nos pacientes com transtorno histriônico, o corpo continua sendo o foco quando tenta atrair a atenção para si. Mas com o aumento da idade há uma mudança da atratividade da aparência externa para uma preocupação com sintomas físicos que geralmente não são objetivos.



A piora de alguns pacientes com transtornos de personalidade, como aumento da desconfiança e da rigidez, e aumento da somatização, pode ser consequência de mecanismos para lidar com as perdas inadequadas.


É importante reforçar: os transtornos de personalidade persistem ao longo da vida.


Se você ou alguém que você conhece está sofrendo de um transtorno de personalidade, busque ajuda de um profissional de saúde mental.



© 2024 HERTHA Psiquiatria. Todos os direitos reservados. O material do blog pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

8 visualizações

Comments


bottom of page