"Mereço estar aqui?"
"Será que realmente cumpro meu papel?"
"Mereço minhas conquistas ou alguém perceberá que a máscara caiu, que todos são melhores do que você em algum momento?"
"Será que estou fazendo da maneira correta?"
Esses são questionamentos corriqueiros na cabeça de muitos(as) médicos(as).
A Síndrome do Impostor é um fenômeno psicológico que afeta mais de 70% das pessoas no ambiente de trabalho em algum momento de suas vidas.
Estudos constataram que a Síndrome do Impostor tem maior probabilidade de ocorrer entre as mulheres e os grupos sub-representados na Medicina.
Entre médicos e médicas, de modo geral, a incidência é notavelmente alta.
Em pesquisa publicada no periódico Journal of the American College of Surgeons, no ano de 2023, constatou que 90% das cirurgiãs e mais de 2/3 dos cirurgiões sofriam da síndrome do impostor.
Já em um estudo de 2023 com estudantes de Medicina, publicado no periódico JAMA, essa síndrome era quase unânime: 97% referiram sentimentos da Síndrome do Impostor.
As mulheres apresentaram 1,7 vez mais probabilidade de falar sobre isso do que os homens, e os grupos sub-representados tinham três vezes mais probabilidade.
A Síndrome do Impostor deve receber uma abordagem terapêutica, caso contrário, a intensa dúvida pode limitar seu progresso.
Já parou para refletir: se você acha que não é suficientemente bom, pode perder oportunidades de empregos ou cargos de liderança sem ao menos tentar.
Não ignore o problema!
E esse é um problema mental que pode persistir ao longo de anos e até décadas.
Uma revisão de 2020 de estudos sobre a Síndrome do Impostor observou que "seria reconfortante acreditar que os sintomas do impostor diminuem com a idade".
Na contra mão, vários estudos indicaram que isso não acontece.
Busque ajuda!
Fonte: "Como esses médicos venceram a síndrome do impostor" - Medscape - 18 de março de 2024.
© 2024 HERTHA Psiquiatria. Todos os direitos reservados. O material do blog pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.
Comments