top of page
  • Foto do escritorMariele Hertha

Jet Lag Social: O Que É e Efeitos Negativos

Homem de terno com a mão no rosto

O jet lag que todos conhecemos está associado a mudanças bruscas de fuso horário durante as viagens longas.


Já o desalinhamento entre o tempo social e o ritmo do organismo devido a preferências pessoais é conhecido como jet lag social.


Por exemplo, pessoas que trabalham em turnos noturnos durante a semana, mas tentam voltar a um horário de sono normal nos dias de folga, podem experimentar jet lag social.


Outro exemplo, é o caso das pessoas que "mergulham no trabalho" ao longo da semana e apresentam dificuldade para "desacelerar" e descansar quando chega o fim de semana.



O jet lag social confunde o relógio biológico (ritmo circadiano), que regula nosso metabolismo.


Ele vem sendo associado a vários resultados adversos à saúde, como sonolência diurna, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, sintomas depressivos, obesidade, doenças cardiovasculares e até câncer.


A genética tem papel fundamental nas variações individuais da resposta ao jet lag.


Algumas estratégias têm sido utilizadas para combater seus efeitos: 


- A exposição à luz artificial intensa em horários específicos do dia pode ajudar a redefinir o relógio interno e auxiliar na adaptação a um novo ciclo claro-escuro.


- A suplementação das condições de luz interna durante o dia com luz artificial brilhante pode melhorar o funcionamento cognitivo, a qualidade do sono e o ritmo diurno da atividade locomotora, principalmente em idosos.


- Reduzir a exposição à luz azul à noite pode melhorar o sono e a produção de melatonina, possivelmente auxiliando no ajuste a novos fusos horários e atenuando o impacto do jet lag.


- Formulações de melatonina de liberação prolongada podem oferecer benefícios na melhoria dos parâmetros do sono, principalmente em indivíduos com insônia e distúrbios do ritmo circadiano. Também apresenta eficácia na redução do tempo até o início do sono e na melhora do tempo total de sono.


Busque um psiquiatra, ele pode lhe ajudar.



© 2024 HERTHA Psiquiatria. Todos os direitos reservados. O material do blog pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

0 visualização

Kommentare


bottom of page