O sucesso de qualquer tratamento médico depende de dois fatores cruciais: o apoio da família e a adesão do paciente ao tratamento.
1. Apoio da Família
Em momentos de saúde debilitada, é comum nos sentirmos vulneráveis.
É nesses momentos que o apoio da família se torna indispensável.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o envolvimento da família pode melhorar a eficácia do tratamento em até 40%.
Com o apoio da família, o tratamento se torna menos árduo, mais fácil e mais bem-sucedido.
2. Adesão do Paciente ao Tratamento
Buscar tratamento é apenas o primeiro passo.
A adesão do paciente ao tratamento é igualmente crucial.
Estudos mostram que a falta de adesão ao tratamento pode resultar em resultados subótimos e pode até mesmo levar a recaídas.
Mesmo o melhor psiquiatra não pode ajudar se o paciente não aderir ao tratamento.
Todo paciente deve primeiramente tomar a decisão de buscar ajuda! Visualizar sua recuperação e fazer planos para concretizá-los após sua melhora. Nos momentos difíceis, buscar apoio de seus familiares e seguir sempre as orientações do psiquiatra.
Os familiares precisam apoiar verdadeiramente seu ente querido. Evitar retroalimentar comportamentos prejudiciais. Conversar sobre o que precisa melhorar. Escutar. Afinal, os familiares estão ao lado do paciente diariamente, e só eles podem apoiá-lo prontamente.
© 2024 HERTHA Psiquiatria. Todos os direitos reservados. O material do blog pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.
Comments