A depressão psicótica é uma forma grave de transtorno depressivo que se caracteriza pela presença de sintomas psicóticos, como alucinações e delírios, juntamente com os sintomas típicos da depressão.
As características-chave da depressão psicótica incluem:
Sintomas psicóticos, como alucinações (percepções sensoriais falsas, como ouvir vozes ou ver coisas que não estão realmente presentes) e delírios (crenças falsas e rígidas que não estão alinhadas com a realidade).
Os delírios têm conteúdo negativo relacionado a culpa ou auto reprovação (por exemplo, a pessoa pode acreditar que cometeu um crime terrível e merece punição severa).
A depressão psicótica pode ocorrer em episódios e, entre esses episódios, a pessoa pode experimentar períodos de depressão mais leve ou remissão dos sintomas.
A pessoa também experimenta tristeza profunda, perda de interesse em atividades, fadiga, alterações no sono e no apetite, sentimentos de inutilidade, exatamente como na depressão ‘comum’.
A depressão psicótica é uma condição grave, mas geralmente responde bem ao tratamento, que inclui terapia e medicação.
Antidepressivos e antipsicóticos são frequentemente utilizados no tratamento.
Busque ajuda.
© 2024 HERTHA Psiquiatria. Todos os direitos reservados. O material do blog pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.
Comments