O climatério é um período da vida, de duração variável, em que ocorrem modificações físicas e psíquicas que originam ou são causadas pela menopausa na mulher e pela andropausa no homem.
A meia-idade é a época do climatério feminino e masculino, caracterizada pela diminuição dos funcionamentos biológico e fisiológico.
Para as mulheres, o climatério é frequentemente uma experiência gradual, à medida que a secreção de estrogênios decresce, com alterações no período menstrual, até a sua cessação.
Pode ocorrer instabilidade vasomotora (fogachos) e a menopausa pode se estender por vários anos.
Algumas mulheres experimentam ansiedade, depressão e insônia, mas aquelas que têm uma história de má adaptação ao estresse são mais predispostas.
Para os homens, o climatério não tem uma demarcação clara.
Os hormônios masculinos mantêm-se relativamente constantes durante os 40 e 50 anos e, então, começam a declinar.
No entanto, os homens precisam se adaptar a um declínio no funcionamento biológico e no vigor físico.
Por volta dos 50 anos, ocorre um leve declínio no esperma sadio e no líquido seminal, ainda não o suficiente para impedir a inseminação.
Coincidente com o nível reduzido de testosterona, há um decréscimo na atividade sexual em geral.
Alguns homens experimentam a chamada “crise da meia-idade” durante esse período.
A crise pode ser leve ou grave, caracterizada por uma mudança drástica e repentina nas relações de trabalho ou conjugais, depressão grave, aumento no uso de álcool ou drogas.
Os sintomas psiquiátricos devem ser tratados por um especialista com o intuito de melhora da qualidade de vida e prevenção de agravamento do quadro.
Se você experimenta esses sintomas, busque ajuda.
© 2024 HERTHA Psiquiatria. Todos os direitos reservados. O material do blog pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.
Comments