top of page
  • Foto do escritorMariele Hertha

Bupropiona: Um Antidepressivo Versátil e Eficaz

Atualizado: 21 de fev.

Pessoa colocando medicamento na palma da mão

A bupropiona é um antidepressivo que tem se destacado no tratamento de várias condições.


Ela inibe a recaptação de norepinefrina e dopamina, diferenciando-se de outros antidepressivos que atuam principalmente sobre o sistema serotonérgico.


Essa característica resulta em um perfil de efeitos colaterais único, com baixo risco de disfunção sexual e sedação, efeitos comuns em outros antidepressivos.


Além disso, a bupropiona está associada à perda de peso moderada durante o tratamento agudo e prolongado, o que pode ser benéfico para pacientes com sobrepeso ou obesidade.


Um aspecto importante da bupropiona é que não há síndrome de abstinência associada à sua descontinuação. Isso torna o processo de interrupção do tratamento menos desconfortável para o paciente.



Embora a bupropiona seja cada vez mais usada como monoterapia preferencial, ela também está sendo usada como terapia adjuvante de outros antidepressivos, ampliando sua eficácia.


As indicações terapêuticas da bupropiona são diversas.


Além da depressão, que afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, a bupropiona é eficaz na cessação do tabagismo, condição que afeta mais de 1 bilhão de pessoas globalmente.


Ela também é usada no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), na desintoxicação de cocaína e no Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo.



© 2024 HERTHA Psiquiatria. Todos os direitos reservados. O material do blog pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

6 visualizações

Comments


bottom of page